Na contagem regressiva para a Agrotins 2025, servidores da Secretaria Estadual da Cultura (Secult) se preparam para dias intensos de programação artística e cultural, já que neste ano a pasta faz a estreia do Pavilhão da Cultura, oportunizando um novo espaço para o público visitante da maior feira agrotecnológica da Região Norte do Brasil, que chega à sua 25ª edição. O espaço contará com a realização da 1ª Feira de Negócios do Artesanato do Tocantins (Fenartto), além de uma série de oficinas e atrações culturais que não só farão parte da programação do pavilhão, mas também se apresentarão no palco principal, montado próximo à orla do Parque Agrotecnológico.
Realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) em transversalidade com as demais secretarias, autarquias, instituições públicas federais, estaduais e municipais, e empresas do agronegócio, a Agrotins reúne uma série de atividades ao longo dos dias, promovendo um espaço para trocas, conhecimento e visitação. Com a estreia do Pavilhão da Cultura, capitaneado pela Secult, este ano a feira promete uma diversidade ainda maior em sua programação.
“Para nós é gratificante termos um pavilhão dedicado à cultura tocantinense, tão rica e tão diversa, dentro da Agrotins. Somamos nossos esforços aos dos realizadores da feira, promovendo a transversalidade encorajada pela gestão do governador Wanderlei Barbosa. Através do nosso espaço, o público visitante poderá não apenas ter acesso ao artesanato local, mas a uma série de atrações artísticas que se apresentarão ao longo dos cinco dias de programação, exposição de arte e outras atividades que a equipe da Secult vem trabalhando. Será um prazer receber o público no nosso espaço”, disse o secretário da Cultura Tião Pinheiro.
Programação
Dividida ao longo dos cinco dias da Agrotins, a programação da Secretaria da Cultura incluirá artesanato, música, cultura popular, tecnologia e educação. Além da agenda no Pavilhão da Cultura, com a Fenartto, atrações musicais acústicas, entre outras atividades, o público poderá desfrutar do MovCEU, equipamento cultural itinerante equipado com biblioteca, óculos de realidade virtual, estúdio de produção audiovisual, palco e cinema de rua.
Além disso, os visitantes também poderão curtir shows musicais no palco principal da feira, com nomes como Marlon e Muriel, Baião D2, Projeto 1+1, 3 Tons de Preto, Eletra, Trio Bacana, Dorivã e mais, atrações que promovem a diversidade, levando música sertaneja, forró, pop, pagode, MPB e rock. Outra novidade são as apresentações de expressões da cultura popular local, com as Cavalhadas de Taguatinga, Trupe Açu, Circo Os Kaco e Taboka Grande. A programação completa será divulgada em breve.
Fenartto
Como já revelado, a 1ª Feira de Negócios do Artesanato do Tocantins será uma das protagonistas do Pavilhão da Cultura. Com 4 stands para exposição e comercialização de peças que representam o artesanato local e sua vastidão, a Fenartto também contará com uma área destinada a demonstração de saberes de mestres-artesãos do estado, assim como um espaço para a emissão da Carteira Nacional do Artesão, sala com oficinas temáticas e exposição de peças do acervo da Secult.
Fonte: Ascom Secult / Tocantins
Leave a Reply