Home Cotidiano Palmas intensifica combate ao Aedes aegypti com ação de limpeza nos bairros

Palmas intensifica combate ao Aedes aegypti com ação de limpeza nos bairros

Palmas intensifica combate ao Aedes aegypti com ação de limpeza nos bairros

Para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, a Prefeitura de Palmas inicia nesta segunda-feira (17) uma força-tarefa de limpeza em bairros da região central. O mutirão começa na Arse 14 (110 Sul) e seguirá ao longo do mês em outras quadras.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, permite que os moradores retirem de suas casas lixos e entulhos que possam servir de criadouros para o mosquito. Os materiais deverão ser deixados nas portas das residências para recolhimento pela equipe de limpeza.

De acordo com o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Palmas registrou 204 casos prováveis de dengue, 58 de chikungunya e nove de zika até a nona semana epidemiológica de 2025. Além disso, um caso de dengue grave foi notificado na décima semana epidemiológica.

As quadras escolhidas para o início da ação possuem um Índice de Infestação Predial (IIP) do Aedes aegypti de 2,2%, considerado médio risco. Segundo a coordenadora técnica da Vigilância e Controle Vetorial, Lara Betânia Araújo, a colaboração dos moradores será essencial para o sucesso da ação.


“É fundamental que os moradores organizem os entulhos para facilitar a coleta realizada pela prefeitura. Dessa forma, conseguimos reduzir os focos do mosquito e, consequentemente, o risco de transmissão das arboviroses na região.”

Cronograma de coletas nos bairros

Além da Arse 14 (110 Sul), a prefeitura já definiu o calendário para os próximos mutirões:

  • 24 de março – Arse 32 (306 Sul)
  • 31 de março – Arse 24 (210 Sul)
  • 7 de abril – Arse 23 (208 Sul)

A Prefeitura reforça que a eliminação dos criadouros é a principal medida de combate ao Aedes aegypti e que a participação da população é essencial para evitar novos casos das doenças transmitidas pelo mosquito.

Leave a Reply

Your email address will not be published.