Home Tocantins Tocantins lidera índice de sustentabilidade social na Região Norte, aponta ranking nacional

Tocantins lidera índice de sustentabilidade social na Região Norte, aponta ranking nacional

Tocantins lidera índice de sustentabilidade social na Região Norte, aponta ranking nacional

O Tocantins foi reconhecido como o estado com o melhor índice de sustentabilidade social da Região Norte, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta quinta-feira (20) pelo Centro de Liderança Pública (CLP). No cenário nacional, o estado ocupa a 13ª posição, destacando-se por avanços em indicadores como redução da pobreza, moradia digna, saneamento básico e promoção do trabalho.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, atribuiu o resultado aos investimentos feitos nos últimos anos.

“Esse resultado, assim como outros avanços conquistados, é fruto dos esforços para o desenvolvimento do nosso estado. Esses dados também servem de base para formulação de políticas públicas que promovam o bem-estar social aos tocantinenses”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

De acordo com o secretário estadual de Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura, os números refletem a gestão responsável do governo. “O Tocantins avançou significativamente nos indicadores de sustentabilidade social, mostrando o comprometimento da gestão Wanderlei Barbosa com a melhoria da qualidade de vida da população”, pontuou.

No comparativo com os estados da Região Norte, o Tocantins aparece em primeiro lugar, seguido por Rondônia (19º), Amazonas (21º), Acre (23º), Pará (24º), Roraima (26º) e Amapá (27º). Entre os estados do Nordeste, o Tocantins ficou atrás apenas do Rio Grande do Norte (12º), e à frente de Ceará (14º) e Paraíba (15º).

Já no cenário nacional, os estados com melhor desempenho no quesito sustentabilidade social foram Santa Catarina (1º), Distrito Federal (2º) e São Paulo (3º).

Segundo o CLP Brasil, o pilar de sustentabilidade social é o terceiro com maior peso na composição do Ranking de Competitividade dos Estados, atrás apenas dos pilares de Segurança Pública e Infraestrutura. Ao todo, são 16 indicadores avaliados, com foco em aspectos essenciais para a qualidade de vida da população, como acesso ao saneamento básico — água e esgoto —, redução da vulnerabilidade social, habitação e inserção produtiva.

O estudo completo pode ser acessado no site oficial do Centro de Liderança Pública (CLP).

Leave a Reply

Your email address will not be published.